Desde que era criança, brincava de imaginar lugares, de transformá-los e melhorar a vida das pessoas.
Ainda nos primeiros anos de escola, desenhava e detalhava armários para uma marcenaria. Depois fiz estágio com uma paisagista. Trabalhei então em outro escritório de arquitetura que desenvolvia projetos de agências bancárias e residenciais. Comecei a me interessar mais pela cidade e patrimônio cultural. Estagiei então na Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Belo Horizonte durante a elaboração do Plano Diretor. Fui então convidada a integrar equipe que desenvolveu diretrizes especiais para os conjuntos de interesse cultural de Belo Horizonte.
Formada, montei escritório de projetos e consultoria em sociedade com meu marido, geógrafo com especialização em meio ambiente. Assim, além dos projetos de reforma de apartamentos, de casas em condomínios para jovens casais, e de interiores, atuei na elaboração de EIAs (Estudos de Impactos Ambientais), RIMAs (Relátorios de Impactos Ambientais), PCAs (Planos de Controle Ambiental).
Quando nos mudamos para Parauapebas, PA, fechamos nosso escritório. Mas lá, pude desenvolver projetos de arquitetura na área comercial como clínicas de estética e de fisioterapia, postos de atendimento médico, pizzarias, lojas, e até sede de indústria. Meu ponto forte era o detalhamento das edificações, de forma que meus clientes conseguiram fazer melhores escolhas, economizando nas obras e conseguindo bom resultado estético.
Mas a vida me levou para São Luís, MA, e lá tive a oportunidade de trabalhar com uma das minhas grandes paixões, patrimônio. Realizei diversos projetos de restauração e requalificação arquitetônica, participando desde o levantamento cadastral, pesquisa histórica, análises tipológicas e diagnóstico dos estados de conservação incluindo o mapeamento de patologias, e o projeto de restauração propriamente dito com os devidos detalhamentos, incluindo compatibilização dos projetos complementares.
A experiência em um projeto específico, a Restauração e Requalificação do Complexo Edificado da Antiga Fábrica Santa Amélia para o Campus Avançado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que abrangia 7 edificações e mais de 6 mil m² no centro histórico, fizeram com que a empresa que venceu a licitação de execução me convidasse para integrar a equipe de obra. Essa experiência me fez repensar muito de minha prática, pois a complexidade dessa obra, da logística, e a lida direta com pedreiros e encarregados e suas dificuldade, me fizeram ter uma visão mais abrangente. Em função da minha atuação, passei a coordenar interinamente outra obra de grande porte da empresa, cujo engenheiro residente estava se dividindo entre dois projetos distintos. Mesmo conseguindo reduzir o desperdício na obra, organizar o canteiro, controlar o estoque dos insumos, melhorar a produtividade, senti necessidade de buscar mais qualificação na área administrativa, que me levou a fazer o MBA em Gerenciamento de Projetos.
Em função de questões familiares, retornamos para Belo Horizonte, onde além de continuar investindo na minha constante atualização e qualificação, produzi alguns textos, inclusive um capítulo para um livro, e pesquisas. Também venho realizando pequenos projetos de reforma.