Experiência profissionalO consultor financeiro tem como objetivo estudar a vida financeira de uma pessoa física ou jurídica, visando identificar possíveis problemas que estejam gerando prejuízos ou mau aproveitamento das verbas disponíveis, e posteriormente trabalha no apontamento de soluções, que são totalmente adaptadas às necessidades específicas do cliente em questão, fazendo com que ele seja bem sucedido a partir dos seus próprios recursos.
O Que o Consultor Financeiro Faz Pela Sua Empresa?
Se você chegou até aqui, possivelmente já deve ter percebido que o consultor financeiro pode ser uma figura crucial para o bom desempenho do seu negócio. Tendo isso em vista, acompanhe abaixo mais informações sobre o que o consultor financeiro pode fazer pela sua empresa:
1 – Consultor Financeiro Irá Estudar o Capital Disponível Na Empresa
A sua empresa quer colocar um novo projeto em prática? Antes de iniciar a execução do projeto é fundamental verificar qual é a quantidade de dinheiro disponível no caixa da empresa. Somente a partir desta avaliação será possível checar se é possível fazer uma retirada para investir ou se é necessário economizar para alcançar o valor.
Por isso, ao recorrer aos serviços de um consultor financeiro, a primeira etapa a ser realizada é um estudo do capital disponível na empresa. É preciso que o empresário apresente todas as notas fiscais e demais documentos que sejam capazes de demonstrar ao consultor financeiro o estado financeiro em que a empresa se encontra.
É interessante também fornecer uma planilha de gastos para que o especialista possa analisar.
2 – Estuda a Viabilidade Das Metas Do Negócio
Quando uma empresa procura pelos serviços de um consultor financeiro é porque ela tem objetivos a serem alcançados, caso ainda não os tenha, certamente o profissional irá avaliar a sua situação e ajudar a defini-los com base nas suas necessidades. A partir daí, será realizado um estudo da viabilidade das metas do negócio.
Conheça mais sobre o assunto no nosso texto sobre indicadores e metas.
Em um primeiro momento o consultor irá analisar se o projeto da empresa está de acordo com a sua realidade financeira, se é preciso fazer um empréstimo ou financiamento para colocá-lo em prática e até mesmo a necessidade de economizar nos setores operacionais. Durante este processo, também será analisado se a retirada de capital para o investimento não irá prejudicar o negócio.
3- O Consultor Irá Orientar a Empresa Durante Os Seus Projetos
Muitas empresas recorrem ao consultor financeiro, mas acabam falhando no uso das verbas ao colocar o planejamento em prática. Para que isso não aconteça com os seus clientes, muitos profissionais seguem orientando a empresa contratante durante a execução dos projetos, direcionando e fiscalizando a aplicação dos recursos financeiros.
A partir da orientação do consultor financeiro durante o processo de concretização do planejamento, pode-se analisar se o dinheiro está sendo aplicado da maneira correta e o que pode ser feito para reduzir os gastos das tarefas, mas sem fazer com que elas percam qualidade. Além disso, se surgir algum problema no meio do caminho, o profissional busca uma solução que esteja de acordo com a meta estipulada.
4- O Consultor Também Avaliará Os Riscos Do Investimento
Todo o investimento tem algum tipo de risco e acredite, é necessário que a empresa saiba disso para se prevenir.
Já ouviu aquela frase: melhor se prevenir do que remediar? É bem isso.
Levando isso em consideração, o consultor financeiro faz um estudo especialmente para avaliar quais são os riscos que a empresa está exposta ao decidir fazer tal investimento.
Neste processo, o consultor financeiro irá analisar qual é a situação atual da empresa, qual o seu potencial de crescimento ou de falência durante o período em que o projeto está sendo colocado em prática, o total do faturamento mensal e diário, entre outras informações específicas, que permitem avaliar, com exatidão, os riscos que a instituição está exposta.
5- Acompanha a Aplicação Da Verba
O consultor financeiro não se limita a apenas orientar o cliente durante a execução do projeto, mas também se dispõe a acompanhar a aplicação da verba. Primeiramente, será definido o quanto terá que ser investido para que o projeto seja executado e os valores específicos de cada atividade. Depois, há a fiscalização que averigua se a verba está sendo aplicada do modo correto, também o fato de estarem ocorrendo desperdícios ou mesmo desvios nos valores.
6- Análise Da Redução De Custos Pelo Consultor Financeiro
Uma das principais missões do consultor financeiro é fazer com que a empresa “entre nos eixos”, ou seja, pare de gastar mais do que o necessário para a realização das suas atividades. Por isso o profissional faz uma análise de redução de custos, visando promover economia na execução do projeto e nas tarefas diárias exercidas pelo negócio.
Antes de qualquer procedimento, será realizado um estudo para checar como os processos operacionais são realizados, tendo como intuito compreender o quanto eles gastam de recursos financeiros e humanos. A partir do resultado desta análise, é montado um planejamento para reduzir os custos, fazendo com que sobre dinheiro.
Sabe a importância de trabalhar a questão de despesas operacionais? Temos um texto perfeito para você, leia agora mesmo: despesas operacionais – como trabalha-las.
7- Mensura Se a Empresa Foi Bem Sucedida No Investimento
O consultor financeiro acompanha o projeto de uma empresa do início ao fim. Este processo é fundamental para que haja a possibilidade de mensurar se a organização foi bem sucedida no seu investimento, o que pode ser feito igualmente nos próximos projetos e o que tem que ser repensado.
Tem dificuldades na área de análise de custos e contabilidade em geral do seu negócio? Invista no que faz a diferença, contrate um consultor financeiro especializado.
Caso você esteja procurando por um planejador financeiro pessoal, este pode ser mais barato.